Contar em siletz dee-ni
Visão geral da língua
O siletz dee-ni é uma forma de la língua tolowa (Taa-Laa-Wa), uma língua atabascana da costa pacífica que pertence à família na-dene. Historicamente falada pelos Tribos Confederados de los Índios Siletz en la Reserva Indígena Siletz de Oregon, considera-se extinta, apesar de alguns esforços de revitalização estarem em curso, uma base de cerca de 14 000 palavras recolhidas sendo ensinada nas programas do ensino médio.
Por falta de dados, só podemos contar até 100 em siletz dee-ni. Por favor entre em contacto comigo se puder ajudar com esta limitação.
Lista de números em siletz dee-ni
- 1 – lha’
- 2 – naa-xe
- 3 – taa-xe
- 4 – dvn-chi’
- 5 – srwee-la’
- 6 – k’wee-staa-ni
- 7 – srch’ee-t’e
- 8 – laa-nii-srvt-naa-ta
- 9 – lha’-duy
- 10 – nee-san
- 11 – nee-san-lha’-ch’aa-ta
- 12 – nee-san-naa-xe-ch’aa-ta
- 13 – nee-san-taa-xe-ch’aa-ta
- 14 – nee-san-dvn-chi’-ch’aa-ta
- 15 – nee-san-srwee-la’-ch’aa-ta
- 16 – nee-san-k’wee-staa-ni-ch’aa-ta
- 17 – nee-san-srch’ee-t’ee-ch’aa-ta
- 18 – nee-san-laa-nii-srvt-naa-ta-ch’aa-ta
- 19 – nee-san-lha’-duy-ch’aa-ta
- 20 – naa-tvn-nee-san
- 30 – taa-tvn-nee-san
- 40 – dinch-tvn-nee-san
- 50 – srwee-la’-tvn-nee-san
- 60 – k’wee-staa-nii-tvn-nee-san
- 70 – srch’ee-t’ee-tvn-nee-san
- 80 – laa-nii-srvt-naa-taa-tvn-nee-san
- 90 – lha’-duy-tvn-nee-san
- 100 – lha’-chvn
- 1 000 – nee-san-tvn-lha’-chvn
Regras de numeração do siletz dee-ni
Agora que teve uma visão geral dos números mais comuns, vamos passar para as regras para escrever as dezenas, os números compostos, e porque não as centenas, os milhares e além (se for possível).
- Os algarismos de um a nove têm nomes específicos: lha’ [1], naa-xe [2], taa-xe [3], dvn-chi’ [4], srwee-la’ [5], k’wee-staa-ni [6], srch’ee-t’e [7], laa-nii-srvt-naa-ta [8] e lha’-duy [9].
- As dezenas formam-se começando com o algarismo multiplicador, seguido pela palavra dvn (vezes) ligada por hífens, e pela palavra para dez (nee-san), à exceção de dez mesmo: nee-san [10], naa-tvn-nee-san [20], taa-tvn-nee-san [30], dinch-tvn-nee-san [40], srwee-la’-tvn-nee-san [50], k’wee-staa-nii-tvn-nee-san [60], srch’ee-t’ee-tvn-nee-san [70], laa-nii-srvt-naa-taa-tvn-nee-san [80] e lha’-duy-tvn-nee-san [90].
- Os números compostos formam-se começando com a dezena, depois a unidade ligada por hífens, e o sufixo ch’aa-ta (exemplo: nee-san-taa-xe-ch’aa-ta [13], naa-tvn-nee-san-k’wee-staa-nii-ch’aa-ta [26]). Uma duplicação da última vogal da unidade pode ocorrer.
- As centenas formam-se pondo o algarismo multiplicador antes da palavra dvn (vezes) ligada por hífens, e da palavra para cem (chvn), à exceção de cem mesmo: lha’-chvn [100], naa-tvn-lha’-chvn [200] (2*100)…
- Mil significa literalmente «dez vezes centos»: nee-san-tvn-lha’-chvn [1 000].
Escrever un número em palavras em siletz dee-ni
Passemos à aplicação prática das regras de numeração em siletz dee-ni. Consegue adivinhar como se escreve um número? Digite um número e tente formulá-lo na sua cabeça, ou porque não escrevê-lo num pedaço de papel, antes de exibir a resposta.
Fonte
- Siletz tribal language project (em inglês)
Ligações
- Dicionário Siletz Dee-ni (em inglês)
Línguas atabascanas
Dakelh, dogrib, hupa, navajo, siletz dee-ni, tlingit e tolowa.
Outras línguas suportadas
As outras línguas atualmente suportadas são muito numerosas para serem listadas aqui. Por favor selecione uma língua na lista completa das línguas suportadas.