Contar em solresol
Visão geral da língua
Inventado pelo francês Jean-François Sudre a partir de 1827 e publicado postumamente em 1866, o solresol é uma língua artificial baseada nas sete notas musicais do dó ao si. Como pode ser representado de diferentes maneiras, em palavras, sons, cores, números, ou notas numa pauta escrita ou representada por quatro dedos, tem uma vocação de universalidade. Caiu em desuso depois de um breve sucesso no século XX, e agora não é realmente praticada.
Lista de números em solresol
- 1 – redodo
- 2 – remimi
- 3 – refafa
- 4 – resolsol
- 5 – relala
- 6 – resisi
- 7 – mimido
- 8 – mimire
- 9 – mimifa
- 10 – mimisol
- 11 – mimila
- 12 – mimisi
- 13 – midodo
- 14 – mirere
- 15 – mifafa
- 16 – misolsol
- 17 – milala
- 18 – misisi
- 19 – fafado
- 20 – fafare
- 30 – fafami
- 40 – fafasol
- 50 – fafala
- 60 – fafasi
- 70 – fafasi mimisol
- 80 – fadodo
- 90 – fadodo mimisol
- 100 – farere
- 1 000 – famimi
- um milhão – fasolsol
- mil milhões – falala
- um bilião – fasisi
Esboço lexical
O léxico do solresol é construído a priori e agrupa as palavras em números de sílabas ou de notas. As combinações de uma e duas notas formam as partículas e os pronomes (si sim, dó não, ré e), as combinações de três notas listam as palavras mais comumente utilizadas (doredo o tempo, doremi o dia), e as combinações de quatro notas distribuem-se em sete classes (ou claves) de acordo com a nota inicial: a clave de dó pertence ao humano físico e moral; a de ré à família, à limpeza e à higiene; a de mi às ações do homem e aos seus defeitos; a de fá ao campo, às viagens, à guerra e à marinha; a de sol às artes e à ciência; a de lá à indústria e ao comércio; a de si às relações políticas e sociais. As combinações de cinco notas fornecem a classificação dos animais, dos vegetais e dos minerais. Os números fazem parte das combinações ternárias juntamente com as estações, os meses e as temperaturas.
Regras de numeração do solresol
Agora que teve uma visão geral dos números mais comuns, vamos passar para as regras para escrever as dezenas, os números compostos, e porque não as centenas, os milhares e além (se for possível).
- A numeração opera por periodo de seis números. Cada número é um nome de três notas, as mesmas nunca se podem repetir três vezes (uma regra implícita do solresol).
- De um a seis, as palavras começam por ré, a segunda nota é discriminatória e repetida uma vez, à exceção de ré: redodo [1], remimi [2], refafa [3], resolsol [4], relala [5] e resisi [6]. Zero diz-se soldo, o que significa nada.
- De sete a doze, as duas primeiras notas são mimi, a terceira sendo cíclica, e mi não está representada: mimido [7], mimire [8], mimifa [9], mimisol [10], mimila [11] e mimisi [12].
- A série seguinte vai de treze até dezoito. A sua primeira nota é mi, e a segunda faz um cíclo de dó a si (omitando o mi) e repete-se uma vez: midodo [13], mirere [14], mifafa [15], misolsol [16], milala [17] e misisi [18].
- A série seguinte vai de dezanove a sessenta, as suas duas primeiras notas são fafa e a terceira cíclica de dó a si (omitando o fá): fafado [19], fafare [20], fafami [30], fafasol [40], fafala [50] e fafasi [60].
- Em seguida, passamos ao oitenta, e depois às potências de dez, começando por fá seguido pelo cíclo de dó a si, repetido uma vez (omitando o fá): fadodo [80], farere [100], famimi [1 000], fasolsol [um milhão], falala [mil milhões] e fasisi [um bilião].
- Pela sua construção, o solresol faz parte dos sistemas de escala curta, onde a cada nome de escala múltiplo de mil corresponde um nome (fasolsol [milhão], falala [mil milhões], fasisi [bilião]).
- Poder-se-ia perguntar como são feitos os nomes de escala maior. As séries lógicas por 1015, 1018 e 1021 poderiam ser ou soldore (copiar), soldomi (imitar) e soldofa (exemplo), ou soldodo (domingo), solrere (passado) e solmimi (presente). Desde que o solresol baseia-se num número muito limitado de notas, os neologismos entram rapidamente em conflito com as palavras já existentes, se quiser manter a sua construção lógica (neste caso o facto de que um número se compõe de três sílabas).
Escrever un número em palavras em solresol
Passemos à aplicação prática das regras de numeração em solresol. Consegue adivinhar como se escreve um número? Digite um número e tente formulá-lo na sua cabeça, ou porque não escrevê-lo num pedaço de papel, antes de exibir a resposta.
Livros
Langue musicale universelle
Jean-François Sudre, editora à compte d’auteur (1866)
Histoire de la langue universelle
por Louis Couturat, Léopold Leau, editora Hachette (1903)
Línguas auxiliares
Afrihili, ba kom, babm, bolak, ceqli, Digisk Folkspraak, esperanto, Folkspraak, globasa, glosa, guosa, idiom neutral, ido, intal, intereslavo, interlíngua, interlingue, kotava, langue nouvelle, latinesce, latino sine flexione, lingua franca nova, lingwa de planeta, mondial, mondlango, neolatim, nove latina, pandunia, panglobish, ro, romanid, slovio, solresol, sona, spokil, stœchiophonie, tutonish, universalglot, uropi e volapuque.
Outras línguas suportadas
As outras línguas atualmente suportadas são muito numerosas para serem listadas aqui. Por favor selecione uma língua na lista completa das línguas suportadas.