Compartilhar:  

Artigos > Quanto são mil milhões?

por Alexis Ulrich  LinkedIn

Grandes números fazem a cabeça girar. Quanto mais zeros acrescentar, menos compreensíveis são. Dez mil, cem mil, estes são números que podemos mais ou menos entender. Um milhão já é mais difícil. Além disso, os fatores de escala são tão enormes que é difícil imaginar tais quantidades. Então, no final das contas, quanto são mil milhões?

Mil milhões de grãos de arroz

Quanto são mil milhões de grãos de arroz?
© Sonder Quest, Unsplash

Há cerca de 40 000 grãos de arroz num quilo de arroz (dependendo dos grãos em questão, isto é uma aproximação). Um milhão de grãos de arroz representa cerca de 25 kg de arroz.

Para chegar aos mil milhões, multiplicamos por mil: mil milhões de grãos de arroz pesam 25 000 kg de arroz, ou 25 toneladas, para um volume de 30 m3.

Mil milhões de litros de água

Quanto são mil milhões de litros de água?
© Dylan Nolte, Unsplash

Uma piscina municipal com 25 metros de comprimento contém aproximadamente 700 000 m3 de água, ou 700 000 litros. Um milhão de litros de água é equivalente a cerca de uma piscina municipal e meia.

Para chegarmos aos mil milhões, vamos ter de mudar de piscina. Uma piscina olímpica de 50 metros tem um volume entre 2 500 m3 e 3 750 m3 dependendo da sua profundidade, ou seja, entre 2,5 e 3,75 milhões de litros. Para facilidade de cálculo, vamos tomar um volume médio de 3 125 m3. Mil milhões de litros de água representam 320 piscinas olímpicas!

Mil milhões de euros

Quanto são mil milhões de euros?
© Robert Anasch, Unsplash

Se poupar 274 euros por dia, todos os dias, demoraria 10 anos a pôr de lado 1 milhão de euros. Isso parece quase viável. Afinal de contas, são apenas «1 666» euros por mês. Em qualquer caso, a ordem de grandeza desta soma mantém-se compreensível.

Agora, se lhe tivessem sido dados 10 000 euros por dia, todos os dias, durante 50 anos, teria recebido apenas 182,6 milhões de euros no final desse período. Para alcançar mil milhões de euros, teria que ganhar 5,4 vezes mais, ou 54 700 euros por dia durante 50 anos, ou 1,66 milhões de euros por mês.

Mil milhões de pessoas

Quanto são mil milhões de pessoas?
© Suad Kamardeen, Unsplash

Lisboa tem 5 066 habitantes por km2. Se quiséssemos alojar mil milhões de pessoas em Lisboa com essa mesma densidade, a cidade teria de ter dois vezes a superficie de Portugal!

Mil milhões de grãos de areia

Quanto são mil milhões de grãos de areia?
© Daniel Guerra, Unsplash

Contar os grãos de areia numa praia ou extrapolar o número de grãos de areia no planeta basea-se em demasiadas suposições. Contudo, podemos partir do tamanho de um grão de areia bastante fino (1 mm3) e calcular quantos cabem em 1 m3 de areia.

Como um metro cúbico equivale exatamente a mil milhões de milímetros cúbicos, já há mil milhões de grãos de areia num metro cúbico de praia.

Mil milhões de estrelas

Quanto são mil milhões de estrelas?
© Benjaminrobyn Jespersen, Unsplash

Quando o céu noturno está limpo e livre de poluição luminosa, cerca de 3 000 estrelas de magnitude 6 podem ser vistas a olho nu (6 000 se adicionar os dois hemisférios).

Isto pode parecer muito, mas não é, já que a nossa galáxia, a Via Láctea, tem cerca de 200 mil milhões de estrelas.

Este site usa cookies para fins estatísticos e de publicidade. Ao utilizar este site, você aceita o uso de cookies.