Contar em ajaua
Visão geral da língua
A língua ajaua o iao (chiYao) é uma língua bantu que pertence à família linguística Níger-Congo. Falada no Malawi (onde o dialeto principal é o mangochê), na Tanzânia e em Moçambique (onde os dialetos principais são o macale e o massaninga), tem cerca de 3,1 milhões de falantes.
Por falta de dados, só podemos contar até 1 000 em ajaua. Por favor entre em contacto comigo se puder ajudar com esta limitação.
Lista de números em ajaua
- 1 – cimo
- 2 – iwili
- 3 – itatu
- 4 – ncece
- 5 – nsano
- 6 – nsano nacimo
- 7 – nsano nawili
- 8 – nsano naitatu
- 9 – nsano nancece
- 10 – likumi
- 11 – likumi kwisa cimo
- 12 – likumi kwisa iwili
- 13 – likumi kwisa itatu
- 14 – likumi kwisa ncece
- 15 – likumi kwisa nsano
- 16 – likumi kwisa nsano nacimo
- 17 – likumi kwisa nsano naiwili
- 18 – likumi kwisa nsano naitatu
- 19 – likumi kwisa nsano nancece
- 20 – makumi gawili
- 30 – makumi gatatu
- 40 – makumi ncece
- 50 – makumi nsano
- 60 – makumi nsano nalimo
- 70 – makumi nsano nagawili
- 80 – makumi nsano nagatatu
- 90 – makumi nsano nancece
- 100 – licila
- 1 000 – macila likumi
Regras de numeração do ajaua
Agora que teve uma visão geral dos números mais comuns, vamos passar para as regras para escrever as dezenas, os números compostos, e porque não as centenas, os milhares e além (se for possível).
- Os algarismos de um até cinco têm nomes específicos. Depois, o ajaua segue um sistema numérico quinário onde os algarismos de seis até nove baseam-se em cinco: cimo [1], iwili [2], itatu [3], ncece [4], nsano [5], nsano nacimo [6] (5+1), nsano nawili [7] (5+2) (nsano naiwili quando composto), nsano naitatu [8] (5+3) e nsano nancece [9] (5+4).
- As dezenas formam-se começando pela forma plural da palavra para dez (likumi ao singular, e makumi ao plural) e a raiz do algarismo multiplicador com o prefixo ga- de vinte ate cinquenta, uma mudança de consoante do -ci- ao -li- para sessenta, o infixo -ga- para setenta e oitenta, e outra mudança de infixo para noventa, o número dez permaneçando na forma singular sem multiplicador:likumi [10], makumi gawili [20], makumi gatatu [30], makumi ncece [40], makumi nsano [50], makumi nsano nalimo [60], makumi nsano nagawili [70], makumi nsano nagatatu [80] e makumi nsano nancece [90].
- Os números compostos formam-se começando pela dezena, seguida pela palavra kwisa e a unidade (exemplo: likumi kwisa nsano [15], makumi gawili kwisa nsano naitatu [28]).
- As centenas formam-se começando pela forma plural da palavra para cem (licila ao singular, e macila ao plural) e a raiz do algarismo multiplicador com o prefixo ga- para duzentos e trezentos, um padrão aditivo entre seiscentos e oitocentos (mesmo se uma forma com infix coexiste às vezes), e uma mudança de infixo para novecentos, enquanto cem fique no singular, sem multiplicador: licila [100], macila gawili [200], macila gatatu [300], macila ncece [400], macila nsano [500], macila nsano kwisa cimo [600], macila nsano kwisa gawili (ou macila nsano nagawili) [700], macila nsano kwisa gatatu (ou macila nsano nagatatu) [800] et macila nsano nancece [900].
- Mil diz-se macila likumi [1 000], ou literalmente dez centenas.
Escrever un número em palavras em ajaua
Passemos à aplicação prática das regras de numeração em ajaua. Consegue adivinhar como se escreve um número? Digite um número e tente formulá-lo na sua cabeça, ou porque não escrevê-lo num pedaço de papel, antes de exibir a resposta.
Livros
A Numeração em Moçambique
por Paulus Gerdes, editora Lulu.com (2008)
[ Amazon.com]
Fonte
- A Numeração em Moçambique, por Paulus Gerdes
Línguas bantas
Ajaua, chona, gwere, kinyarwanda, lingala, macua, mwani, nhúngue, punu, soga, suaíli, tsonga, tswana, xhosa e zulu.
Outras línguas suportadas
As outras línguas atualmente suportadas são muito numerosas para serem listadas aqui. Por favor selecione uma língua na lista completa das línguas suportadas.